A sinovite é a linguagem médica para inflamação na sinóvia, a membrana que reveste as partes internas das articulações. Em articulações saudáveis, esse tecido protetor tem apenas algumas células de espessura.
Onde sua função é produzir fluidos que lubrificam e nutrem as articulações, prevenindo possíveis desgastes.
Sendo assim, quando a membrana está irritada ou inflamada, torna-se mais espessa e inchada com excesso de líquido sinovial, podendo eventualmente invadir e destruir a cartilagem e o osso dentro da articulação.
Esta inflamação geralmente afeta as grandes articulações do corpo, como joelho, quadril e ombro.
Quais são as causas da sinovite?
A sinovite pode estar relacionada a diversos vários fatores, incluindo traumas, como queda ou entorse na grande maioria dos casos.
Ela também é associada a derrame articular, como a artrite, incluindo quadros de reumatismo, desgaste cartilaginoso e atrito entre as estruturas ou outras condições inflamatórias. A condição pode até mesmo surgir de casos infecciosos, atrelados à presença de fungos ou bactérias na articulação.
Quais são os sintomas causados pela sinovite ?
Os sintomas mais comuns da sinovite são dores nas articulações, além de:
- Inchaço articular
- Vermelhidão articular
- Sensibilidade ao toque
- Diminuição da mobilidade articular
- Aumento de temperatura da articulação afetada
Quais são os tratamentos para curar Sinovite?
Em alguns casos, a sinovite pode desaparecer sem a necessidade de algum tipo de tratamento, mas em casos de sinovite aguda, o tratamento inicial consiste em:
- Repouso da articulação afetada
- Drenagem do líquido articular
- Compressas frias
- Sessões de fisioterapia
A fisioterapia é quase sempre a melhor alternativa para tratar da sinovite. Com movimentos e analgesia, geramos um maior aporte sanguíneo na região da articulação. Facilitando assim, a eliminação da inflamação e do líquido sinovial em excesso (derrame articular).
Porém, é importante ressaltar que existem várias causas para a sinovite. Desta maneira, é importante que o quadro como um todo seja analisado. Por exemplo, uma sinovite artrítica, causada por uma condromalácia patelar, não é uma causa, mas sim um efeito. Neste caso, se o tratamento não for feito corretamente, haverá grandes chances de recidiva.
Em casos extremos pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para alívio de sintomas e da dor.