A Bursite Trocanteriana é uma inflamação crônica que acontece na lateral do quadril, seu tratamento em diversos casos pode ser realizado através de fisioterapia.
O que é Bursite Trocantérica?
Você sabia que a Bursite Trocanteriana (TB) é um problema mais comum do que as pessoas pensam? Na verdade, ela pode afetar até 6 pacientes a cada mil 1.000 adultos.
Também conhecida como “síndrome da dor trocantérica maior”, essa inflamação crônica acontece na lateral do quadril, onde a dor tende a piorar devido à palpação local, parecida com uma pontada ou queimação.
Mas afinal, o que é a bursa?
A Bursa é como se fosse uma “almofada” nos pontos de fricções, especialmente onde se encontra tendões ou músculos que passam por cima do osso, ela tem como função a diminuição do atrito entre a estruturas.
Sendo assim, um desequilíbrio muscular na região glútea ou até um trauma direto, pode gerar lesões nos tendões que circundam a bursa, ocasionado uma inflamação na região lateral do quadril.
Quais os sintomas que o paciente que está com Bursite Trocanteriana costuma sentir?
- Dor na região lateral do quadril, e até mesmo perca de movimento (principalmente quando abduz o quadril do membro afetado)
- Vermelhidão
- Inchaço
- Sensibilidade ao apalpar a região
Como é o tratamento da bursite trocantérica?
O diagnóstico é feito através da coleta da história do paciente, testes especiais, exames de imagens.
A bursite trocantérica geralmente pode ser administrada através de tratamentos conservadores, perda de peso, uso de anti-inflamatórios, FISIOTERAPIA, reequilíbrio muscular e otimizar da biomecânica correta.
Em casos mais extremos se pode optar por infiltração de corticoides, e cirurgia em casos onde o tratamento conservador foi falho.