Uma contratura muscular nada mais é do que uma contração involuntária e permanente de determinadas fibras musculares e pode acometer qualquer músculo de nosso corpo, porém é comum seu aparecimento na região do pescoço, coxas, costas e em cima dos ombros.
Quais são as causas da contratura muscular?
Normalmente são pontos exatos no ventre muscular que se formam como se fosse uma bolinha – nódulo de tensão, e são sensíveis à palpação.
É importante saber que a dor pode ser sentida no local ou até mesmo irradiada em outra parte do músculo devido à tensão na fáscia muscular que recobre o músculo.
A contratura muscular pode também ocorrer devido a más posturas, estresse psicológico, fadiga generalizada, gestos esportivos de vigorosa intensidade, rigidez muscular e baixa flexibilidade.
Quais são os sintomas da contratura muscular?
- Dor e desconforto na região afetada.
- Sensibilidade e dor na parte do muscular
- Presença de um nódulo no ventre muscular
- Dificuldade em alongar a musculatura afetada.
- Dificuldade de movimentar o seguimento afetado
A importância da fisioterapia no tratamento de contratura muscular
O tratamento de uma contratura muscular normalmente não é complexo, o objetivo da fisioterapia é relaxar e devolver a função normal da musculatura.
Podemos utilizar manobras manuais, como a digitopressão, pompagens fasciais, liberações miofasciais com instrumentos e massagens.
Utilizamos também recursos analgésicos, como eletroterapia, laser terapia, ultra-som, o uso de acupuntura ou dry needling são excelentes para o tratamento. E por fim usamos exercícios para devolver a função e força muscular para a região.